O que é um Coworking?

Provavelmente você já deve ter compartilhado um vídeo, foto, texto ou relato de alguma experiência de vida. Mas você já pensou em compartilhar seu local de trabalho com profissionais que não necessariamente trabalham com você? Ou ter um escritório sem se preocupar com as contas? E ainda ser um espaço que ajude você a crescer e se desenvolver? Isso é um coworking!

Como assim, pode explicar melhor?

Claro! Coworking são espaços de trabalho compartilhado pensado para ser um ambiente inspirador e interativo para o trabalho. Pode-se trabalhar em um coworking empreendedores, autônomos, freelancer, empresas e startups que buscam crescer de forma rápida e colaborativa, aumentando sua rede de contatos e conectividade com um custo inferior ao escritório tradicional.

Esse novo espaço de trabalho surgiu pela primeira vez nos EUA, em 2005, quando empresas começaram a compartilhar seu escritório de trabalho convencional. Percebeu-se uma ociosidade de espaço muito grande e uma oportunidade para a diminuição de custos. Hoje, com o aumento da flexibilização do trabalho, os profissionais tem a opção de trabalhar em casa ou em um local público, porém esbarram com o isolamento e distrações, ruídos e pouca privacidade. Logo, o coworking passa a ser o ambiente ideal para esse tipo de profissional que busca fugir do escritório convencional, do home office e dos espaços abertos com internet oscilante.

Por ser um movimento global de cultura colaborativa, o coworking não se restringe aos seus coworkers (pessoas que trabalham dentro do cowoking). Todas as pessoas que se conectam dentro desse espaço, mesmo que não diariamente, podem pertencer a rede do coworking. No início isso pode causar estranheza, mas uma das funções de um coworking (além de disponibilizar o espaço de trabalho) é de CONECTAR pessoas. Isso pode acontecer através de cursos, eventos, treinamentos, espaços públicos determinados ou até mesmo cafés que podem ser acessados por toda comunidade.

Dessa forma, o coworking deve ir além da conexão e começar a INSPIRAR pessoas a saírem da sua zona de conforto, abrirem a mente, pensarem de uma forma diferente por meio de novas propostas e temas que as estimulem e motivem a fazer algo novo, diferente e inovador. Assim, inicia-se outra função do coworking, que é facilitar a CRIAÇÃO de novos projetos que as pessoas querem desenvolver. E como ninguém faz nada sozinho, nada melhor que um ambiente compartilhado para tirar as ideias do papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *